foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 32 Anos ao Serviço da Região

A Final da Supertaça Distrital em futebol joga-se este Sábado na sua Rádio a partir das 18h

Portalegre: Serviço de Urgência do Hospital a "rebentar pelas costuras" com “corrida” a testes à covid-19

Pode ser uma imagem de ao ar livre

(Carla Aguiã) - O Serviço de Urgência do Hospital de Portalegre está a "rebentar pelas costuras", sobretudo devido à grande afluência de pessoas que apenas pretendem realizar testes à covid-19.

 

A situação, transversal a vários hospitais do país, tem-se agravado nas últimas semanas, com o aumento dos tempos de espera para todos os doentes.

O diretor do Serviço de Urgência do Hospital de Portalegre, Hugo Capote, disse que cerca de 40 por cento dos doentes atendidos não tem critério de gravidade para ir à urgência, adiantando que muitos são encaminhadas pela linha de saúde 24 para a realização do teste de confirmação da covid-19, outros vão pelo próprio pé, também com o propósito de realizar teste, porque estiveram em contacto com casos positivos.

Segundo Hugo Capote esta afluência deve-se ao número “absolutamente extraordinário” de novos casos de covid-19 registados diariamente e à consequente falta de capacidade de resposta nos centros de testagem de Portalegre, Elvas e Ponte de Sor.

Sobre os doentes covid internados no hospital de Portalegre, à data um total de seis, Hugo Capote referiu que o número de vagas em enfermaria é adequado ao número de casos, acrescentando que alguns destes doentes entraram pelos circuitos normais, mas testaram positivo antes da realização de exames ou cirurgia, o que levou ao internamento e, apesar de positivos estão internados na ala covid por outras patologias.