foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 31 Anos ao Serviço da Região

Portalegre atravessa situação epidemiológica mais grave desde o começo da pandemia da Covid-19 mas vai receber encontro nacional da FamiliarMente com a presença de cerca de 50 pessoas

(Por Gabriel Nunes/Susana Mourato) - Cerca de 50 pessoas vão participar no 5º Encontro Nacional de Famílias e Pessoas com Experiência de Doença Mental, agendado para sexta feira, em Portalegre, numa altura em que o concelho enfrenta a situação epidemiológica mais grave desde o começo da pandemia da Covid-19.

 

Em declarações à Rádio Portalegre, Joaquina Castelão, presidente da Associação FamiliarMente, promotora do encontro, confirmou que entre convidados para as sessões de abertura e de encerramento, oradores e moderadores dos quatro painéis do programa, vão estar no Centro de Congressos da Câmara de Portalegre cerca de meia centena de pessoas.

Joaquina Castelão adiantou que as participantes, além de usarem máscara, vão ser sentados de três em três lugares, e com uma fila de intervalo, para que sejam cumpridas todas as recomendações da Direção Geral da Saúde para a realização destes eventos.

O programa do evento apresenta como convidado na sessão de abertura o Presidente da República, mas a presidente da FamiliarMente revelou que Marcelo Rebelo de Sousa vai fazer uma intervenção através de videoconferência. Em relação a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciada para a sessão de encerramento, também deverá participar por videoconferência.

A sessão de abertura do encontro está agendada para as 09:45 e tem previstas as intervenções da presidente da FamiliarMente, do diretor do Programa Nacional de Saúde Mental, Miguel Xavier, da presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, do presidente da ARS Alentejo, José Robalo, do presidente da CCDR Alentejo, Ceia da Silva, e do Presidente da República.

Quanto à sessão de encerramento, encontra-se marcada para as 16:45, com as participações do presidente da CIMAA, Hugo Hilário, e do vice-presidente da FamiliarMente, Miguel Durães, bem como da assessora do Programa Nacional para a Saúde Mental, Paula Domingos, e da ministra da Saúde.

Pelo meio vão ser debatidos quatro temas em outros tantos painéis, nomeadamente: Respostas de Saúde Mental no Norte Alentejano, Saúde Mental e Famílias no Contexto da Pandemia, Propostas Politicas de Resposta às Assimetrias Regionais, e Saúde Mental no Alentejo.