foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha reabriram às 00:00 desta quarta feira

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e ar livre

(Por Gabriel Nunes/Carla Aguiã) - As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha reabriram esta quarta feira às 00:00 depois de mais de três meses fechadas devido à pandemia da Covid-19.

 

A abertura das fronteiras é uma mais-valia do ponto de vista económica, sobretudo para os municípios transfronteiriços mas existe ainda algum receio de que a livre circulação entre os dois países possa contribuir para o aumento de casos do novo coronavírus. 

Em declarações a esta estação emissora a presidente da Câmara de Portalegre, que às 00:00 desta quarta feira, participou numa cerimónia simbólica da reabertura da fronteira da Rabaça, que liga São Julião, no concelho de Portalegre, à localidade espanhola de La Codosera, afirmou que o fecho das fronteiras terrestres com Espanha trouxe constrangimentos às populações fronteiriças.

Considerando que a sua reabertura é positiva ao nível da economia, Adelaide Teixeira não escondeu algum “receio” do ponto de vista sanitário, defendendo que as autoridades, dos dois lados da fronteira devem estar “muito atentas” ao evoluir da situação pandémica.

A reabertura das fronteiras terrestres com Espanha é assinalada, esta manhã, ao mais alto nível, em Badajoz e em Elvas.

As cerimónias vão contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Rei de Espanha, Felipe VI, e dos primeiros-ministros António Costa e Pedro Sánchez.