foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo  - 32 Anos ao Serviço da Região

Portalegre recebe 32.ª Sessão Anual da Academia Olímpica de Portugal

Nenhuma descrição de foto disponível.

(Por Gabriel Nunes) - A psicóloga Inês Vigário vai ser a oradora da cerimónia de abertura da 32.ª Sessão Anual da Academia Olímpica de Portugal. A sessão decorrerá em Portalegre, a partir de hoje e até domingo, estando a abertura marcada para as 21:15 desta sexta-feira, no Centro Congressos da Câmara de Portalegre.

 

Inês Vigário falará sobre um dos problemas de maior mediatismo no domínio do desporto, «A pressão sobre o atleta de alto rendimento», assunto que, não sendo de importância recente, ganhou maior expressão mediática com o conhecimento público de casos de depressão vividos por atletas de renome mundial.

A sessão anual será subordinada ao tema geral «Olimpismo em mudança» e terá os trabalhos a decorrer nos restantes dois dias no auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, um dos mais importantes espaços de interesse cultural da cidade e cuja exposição terá visita incluída no programa da sessão.

Além dos temas habituais relacionados com a apresentação da Academia Olímpica de Portugal e com a história e filosofia olímpicas, o programa incluirá comunicações sobre «O ouro olímpico português» (por Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo), «Jogos Olímpicos Tóquio-2020» (Catarina Monteiro, adjunta do chefe de missão de Portugal) ou «O atleta transgénero» (Luís Horta, médico, e Carlos Neto, professor).

O programa incluirá ainda uma mesa-redonda com os cavaleitos olímpicos Maria Caetano e João Torrão (participantes nos recentes Jogos Olímpicos de Tóquio), a apresentação dos relatórios dos participantes portugueses nas sessões para jovens da Academia Olímpica Intertnacional de 2020 e 2021 e a apresentação de atividades de membros da AOP (Rita Nunes, Jorge Ferreira e Fernando Andrade).

As manhãs de sábado e domingo vão iniciar-se com atividade física, através de uma sessão de tai chi ju (sábado), com o mestre António Santos, e iniciação à marcha atlética (domingo), com Susana Feitor.

Coincidindo o dia 4 de dezembro com o 35.º aniversário da AOP, haverá uma celebração alusiva a partir das 21:30 no Centro de Artes e Espetáculos, através de um concerto pela Banda da Sociedade Musical Euterpe de Portalegre, que assinala 161 anos,  também nesse dia.