Portalegre foi o distrito onde mais idosos (717) passaram o Natal sozinhos – GNR

Mais de 700 idosos passaram o Natal sozinhos no distrito de Portalegre, de acordo com os dados da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Em declarações a esta estação emissora, o Major David Pires, do Comando territorial de Portalegre, adiantou que durante o mês de dezembro a GNR desenvolveu uma campanha de acompanhamento dos idosos que vivem sozinhos, com o objetivo de "diminuir o isolamento social, transmitindo uma mensagem de amizade e de esperança, mas sobretudo para os proteger.
Conscientes de que o isolamento foi maior, devido à pandemia da Covid-19 e às recomendações das autoridades de saúde, o Major David Pires, explicou que a operação procurou estar presente, junto dos idosos que iriam estar sem a presença das suas famílias durante a quadra natalícia.
Apesar de os crimes de burla contra os idosos, terem vindo a diminuir, fruto das ações das forças de segurança, o militar garantiu que a GNR continuará a realizar as várias visitas no âmbito do policiamento de proximidade.
Esta ação de acompanhamento aos idosos decorreu em todos os distritos de Portugal continental.
O distrito de Portalegre foi aquele onde mais idosos (717) passaram o Natal sozinhos, de acordo com os dados da GNR. Seguiram-se os distritos de Viseu (399 idosos) e Vila Real (275 idosos).
Nos últimos Censos Sénior realizados em 2020, a GNR identificou, em todo o país, 42 mil idosos que vivem isolados ou sozinhos.
(Carla Aguiã/Susana Mourato)
(Foto: Arquivo/GNR)