foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 32 Anos ao Serviço da Região-

Festival do Crato 2022 de 23 a 27 de Agosto - acompanhe as emissões especiais de final de tarde da Rádio Portalegre

Campo Maior/Festas do Povo:Presidente do Turismo de Portugal diz que não é um deslumbrado pelas classificações pela UNESCO

O presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim afirmou hoje que não é “um deslumbrado” pelas classificações pela UNESCO, argumentando que se tratam apenas de “um reconhecimento daquilo que já temos no país”.

João Cotrim falava, em Campo Maior, numa cerimónia onde a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo entregou ao município local o dossiê da candidatura das Festas do Povo a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Considerando que as Festas do Povo são “a expressão máxima de autenticidade” de um povo, João Cotrim disse que o “carimbo” da UNESCO, que se prevê seja rápido, fará aumentar a “grande responsabilidade” das gentes de Campo Maior em manter o modelo organizativo das também conhecidas por Festas das Flores ou Festas dos Artistas.

As Festas do Povo são o maior cartão-de-visita de Campo Maior, para Portugal e para o Mundo, e consistem na decoração de dezenas de ruas, com milhares de flores coloridas em papel, criadas pela imaginação e criatividade da população.

De origem secular, as Festas do Povo só se realizam quando a população da vila quer e são reconhecidas internacionalmente pela sua "originalidade e cariz popular".

Gabriel Nunes