foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

A RÁDIO PORTALEGRE DESEJA A TODOS BOAS FESTAS

FELIZ NATAL

Campo Maior:Festa do Povo inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

A imagem pode conter: ar livre

(Por Gabriel Nunes) - As centenárias Festas do Povo de Campo Maior já se encontram inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Em comunicado enviado à imprensa a Direção Geral do Património Cultural refere que um dos fundamentos para a decisão foi “a importância de que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial, enquanto reflexo da identidade da comunidade em que esta tradição se originou e se pratica”.

 

No mesmo comunicado é explicado que “foram igualmente consideradas a produção e a reprodução efetivas que caraterizam esta manifestação do património cultural na atualidade, traduzida em práticas transmitidas intergeracionalmente no âmbito da comunidade de Campo Maior, com recurso privilegiado à oralidade”.

Numa nota publicada na sua página de Facebook, o município de Campo Maior congratula-se com esta decisão, afirmando que a mesma representa “mais este passo decisivo rumo ao grande objetivo de reconhecer as Festas do Povo como Património Cultural Imaterial da Humanidade”.

As Festas do Povo são o maior cartão-de-visita de Campo Maior, e consistem na decoração de dezenas de ruas, com milhares de flores coloridas em papel, criadas pela imaginação e criatividade da população.

A última edição, em 2015, mobilizou 7.500 voluntários, que ajudaram a decorar 99 ruas numa extensão de cerca de 10 quilómetros.

De origem secular, as Festas do Povo só se realizam quando a população da vila quer e são reconhecidas internacionalmente pela sua "originalidade e cariz popular".