foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara arranca segunda feira subordinado ao tema "Terra e Ambiente" (c/som)

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Gabriel Nunes) - A quinta edição do Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara, dedicada ao tema "Terra e Ambiente", realiza-se a partir desta segunda feira e até ao dia 20 de agosto, por aldeias e lugares emblemáticos da raia, com a projeção de cerca de 30 obras, na área do cinema documental.

A abertura oficial do Festival é assinalada por uma sessão especial, com a exibição do documentário "Histórias e Segredos", sobre a pintora portuguesa Paula Rego. Nick Willing, realizador do filme e filho da artista, estará presente na sessão de apresentação do documentário, agendada para as 21:00, nos Paços do Concelho, e, mais tarde, durante a projeção do filme, no Pátio do Castelo.

(Paula Duque, Diretora do Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara)

 O programa inclui um conjunto de exposições, oficinas, debates e momentos musicais com artistas convidados, em vários palcos, como a Estação de Comboios da Beirã, a Ponte Quinhentista do Rio Sever, o Lagar Museu dos Galegos, as zonas históricas de Marvão e Valencia de Alcántara, ou as Ruínas da Cidade Romana de Ammaia.

Em declarações à Rádio Portalegre, Paula Duque, diretora do festival referiu que o certame inclui diversos painéis de discussão sobre diferentes problemáticas, como a defesa das sementes tradicionais, a mudança climática, o ordenamento florestal e a energia nuclear, em sessões a decorrer no espaço do Centro Cultural de Marvão.

A exemplo de anos anteriores, o Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara integra também momentos especialmente destinados ao público infanto-juvenil, com oficinas de cinema e uma maratona de filmes de animação, e aos mais idosos, com diversas projeções nos Lares do concelho.

O Festival é organizado, em parceria, pela Associação Cultural Periferias (Portugal) e a Associação Gato Pardo (Espanha), com o apoio do município de Marvão, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Comissão de Coordenação Regional do Alentejo, Filmoteca da Extremadura, Diputación de Cáceres e Ayuntamiento de Valencia de Alcántara.