foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

"O cão Serra de Aires contínua em vias de extinção". Presidente ACSA alerta para a preservação e divulgação da raça alentejana

Foto de Rádio Portalegre.O presidente da ACSA - Associação do Cão da Serra de Aires, Francisco Félix disse hoje que “o cão Serra de Aires contínua em vias de extinção”, alertando para necessidade de preservação da raça enquanto elemento do património genético não só do Alentejo mas nacional.

Francisco Félix, adiantou que uma das causas da extinção do cão de raça Serra de Aires, prende-se com o abandono da pastorícia.

 

O dirigente falava à Rádio Portalegre no âmbito do Concurso regional do Cão Serra De Aires, que vai acontecer segunda feira às 10:00, na Coudelaria de Alter do Chão, Integrado na Feira do Cavalo que decorre naquela vila, realiza-se na terça feira, à mesma hora, o concurso do cão Rafeiro do Alentejo, no jardim do Álamo

Sobre estas duas iniciativas, Francisco Félix, disse que os concursos pretendem contribuir para a divulgação da raça, sublinhando a necessidade de preservação da espécie.

O Cão de Serra de Aires, é um cão pastor oriundo da Serra d`Aires em Monforte, e bastante importante na atividade de pastoreio. (Susana Mourato)