foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

Portalegre:Gerações mais novas e mais qualificadas podem acentuar problemas dos territórios de baixa densidade - Secretário Estado do Emprego

Foto de Rádio Portalegre.(Por Gabriel Nunes/Susana Mourato) - O secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, alertou que com gerações mais jovens e mais qualificadas corre-se o risco de se acentuarem os problemas de desertificação, despovoamento e envelhecimento dos territórios de baixa densidade.

Miguel Cabrita, falava, esta quinta feira, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre, na abertura de um colóquio sobre o tema “Desigualdades, Exclusões, e Politicas Publicas em Territórios de Baixa Densidade”.

Numa intervenção de cerca de 20 minutos, Miguel Cabrita, argumentou que se os territórios de baixa densidade não gerarem oportunidades adequadas às expetativas das gerações mais jovens e qualificadas, teremos muitas dificuldades em inverter o ciclo de desertificação e envelhecimento dessas zonas do país.

O governante referiu ainda que, em comparação com outros países europeus, Portugal apresenta níveis de desigualdade, em vários indicadores, bastante vincados, como são exemplo os rendimentos salariais.