foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

A RÁDIO QUE ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Mãrvão lança livro de apoio à Candidatura a Património Mundial

Foto: A esta hora é lançado - Marvão estudos e documentos“Marvão, estudos e documentos de apoio à Candidatura a Património Mundial”, é o nome do livro que a Câmara Municipal apresentou este domingo à população.

Como o próprio nome indica, a obra em cerca de 290 páginas, junta vários estudos sobre o território marvanense com vários temas como a biologia, a história, geologia, arqueologia, com o objetivo de “informar o dossier de candidatura de Marvão a património Mundial”.

Como explicou aos jornalistas o coordenador do livro, o professor Jorge Oliveira, que considera a obra “uma mais-valia”.

Recorde-se que em 1996, Marvão avançou com uma candidatura a Património da Humanidade, pela UNESCO, mas acabou por retirá-la em 2006, depois de um parecer negativo, para evitar que fosse anulada.

Atualmente o município está a trabalhar na elaboração de um novo dossier com a categoria que abrange o castelo da vila, a envolvente a Marvão, a Ammaia, e o património megalítico e natural.

O livro de apoio à candidatura, é para o autarca de Marvão, Vítor Frutuoso, “um trabalho de prestígio que abre caminho para alcançar o objetivo de Marvão que é conseguir ser Património da Humanidade”.

A apresentação do Livro “Marvão, estudos e documentos de apoio à Candidatura a Património Mundial”, esteve integrada no programa dos festejos em Honra de Nossa Senhora da Estrela, padroeira de Marvão, que celebra esta segunda feira o feriado municipal.

Às 10:30, depois do hastear da bandeira, o município entregará durante a sessão solene, medalhas de mérito municipal.

As habituais celebrações religiosas incluem a Missa em Honra de Nossa Senhora da Estrela, uma procissão pelas ruas da vila, e o almoço de confraternização entre os irmãos da Santa Casa da Misericórdia. O espetáculo musical com Ricardo Gordo Trio promete animar a última noite de festejos.

Susana Mourato