foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 33 Anos ao Serviço da Região

 

 

 

Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas com reforço de 1,5 milhões

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, árvore e relva

Estão abertas as candidaturas para o programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, que este ano recebeu um reforço de 1,5 milhões de euros com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Fundo Ambiental e da Proteção Civil.

 

O programa, de âmbito nacional, destinado a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, pretende promover ações que contribuam para a proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas.

Em declarações à Rádio Portalegre o diretor regional do IPDJ do Alentejo, Miguel Rasquinho disse que as candidaturas, abertas até 30 de novembro, podem ser apresentadas por Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, escolas, associações de jovens, corporações de bombeiros e organizações não governamentais.

Miguel Rasquinho acrescentou que os projetos podem envolver várias ações, como a vigilância das florestas, sensibilização das populações para a preservação contra os incêndios e outras catástrofes com impacto ambiental, monitorização e recuperação de territórios afetados, nomeadamente com atividades de reflorestação.

De acordo com os dados apresentados pelo Governo, deste 2017 este programa já permitiu desenvolver 2.400 projetos, propostos por 800 entidades e nos quais participaram 10 mil jovens voluntários.