foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 32 Anos ao Serviço da Região

A Final da Supertaça Distrital em futebol joga-se este Sábado na sua Rádio a partir das 18h

Covid-19: Bares e discotecas reabrem sexta feira com regras de acesso que passam a incluir autoteste

Nenhuma descrição de foto disponível.

(Por Carla Aguiã) - Bares e discotecas voltam a abrir, sexta-feira à noite, mas o acesso só é permitido a quem apresente teste negativo, certificado digital de recuperação, ou a quem tenha sido vacinado, há pelo menos 14 dias, com a dose de reforço da vacina contra a covid-19.

 

Após novo encerramento de três semanas decretado pelo Governo no âmbito das medidas de contenção da pandemia de covid-19, os bares e discotecas tem luz verde para reabrir, às 22 horas desta sexta feira.

Em Portalegre, o proprietário do Bar Alamo, Renato Moura, está ainda a ponderar o dia da reabertura, que poderá ser já esta sexta feira. No entanto com a atualização das normas da Direção-Geral da Saúde (DGS), tais como a validação dos autotestes realizados à entrada de bares e discotecas, mediante a supervisão dos responsáveis destes espaços, há ainda muita logística a ter em conta.

Em declarações à Rádio Portalegre, Renato Moura disse estar a reunir todos os requisitos para facilitar a vida aos clientes, recordando que chegou a contratar enfermeiros para a realização de testes à porta do bar, quando finalmente foi autorizada a reabertura em outubro do ano passado.

A Direção-Geral da Saúde atualizou a norma para entrada em bares e discotecas, e detalhou que o acesso requer um teste negativo à Covid-19, sendo admitidos testes PCR realizados nas últimas 72 horas, testes rápidos de antigénio de até 48 horas antes ou autotestes realizados à porta dos estabelecimentos, desde que sob supervisão.

Está dispensado de teste quem apresente um certificado digital de recuperação da doença ou quem tenha sido vacinado há pelo menos 14 dias com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

Antes do atual encerramento, os bares e discotecas tinham reaberto em outubro pela primeira vez desde o início da pandemia em Portugal, após 19 meses parados.