foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Sua Rádio Todos os Dias

Castelo de Vide: Marcelo Rebelo de Sousa vai inaugurar Casa da Cidadania Salgueiro Maia

Pode ser uma imagem de árvore, ao ar livre e parede de tijolo

(Por Carla Aguiã) - O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai inaugurar a Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, esta quinta feira, 1 de julho, dia de aniversário do nascimento do capitão de Abril.

 

O espaço museológico, instalado no Castelo daquela vila alentejana, reúne o espólio doado por Salgueiro Maia à autarquia da sua terra natal.

O megafone usado por Salgueiro Maia a 25 de abril de 1974 para intimar Marcelo Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia, bem como o uniforme e o ‘quico’ que envergava nesse dia, são duas das muitas peças que vão estar em exposição no novo espaço museológico.

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, começou por explicar que esta inauguração cumpre “um imperativo de consciência” uma vez que Salgueiro Maia deixou em testamento o desejo de que a sua terra tivesse um museu com todo o espólio legado à autarquia.

António Pita destacou a qualidade ímpar do novo espaço museológico, para a cultura e turismo nacional, bem como ao nível da componente pedagógica.

O autarca adiantou que, no dia 1 de julho, será inaugurada a primeira fase do projeto, que contempla o núcleo principal, estando ainda prevista a concretização de uma segunda fase, que prevê a instalação de uma cafetaria, uma loja, uma zona de arrumos e a criação de condições de acesso ao interior do Castelo para as pessoas com modalidade reduzida.

O projeto global representa um investimento de quatro milhões de euros.

Salgueiro Maia nasceu em Castelo de Vide a 1 de julho de 1944, faleceu, com 47 anos de idade, a 3 de abril de 1992.

A inauguração da Casa da Cidadania Salgueiro Maia está agendada para as 16h30.