foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Municípios de Castelo de Vide, Portalegre, Marvão e Arronches assumem gestão do Parque Natural da Serra de São Mamede

A imagem pode conter: árvore, planta, céu, ar livre, natureza e água

(Por Gabriel Nunes/Carla Aguiã) - O Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM) tornou-se hoje na primeira área protegida de âmbito nacional a apostar na gestão de proximidade, passando os municípios de Castelo de Vide, Portalegre, Marvão e Arronches, a intervir na sua valorização territorial.

 

Na cerimónia de assinatura de acordo de cogestão do PNSSM, realizada na Quinta dos Olhos de Água, em Marvão, o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, disse que “este momento histórico é de inteira justiça, uma vez que chama para a gestão destes parques os representantes eleitos pelo povo”.

Considerando que “até agora o PNSSM apenas prejudicou quem aí vive e trabalha ”, João Paulo Catarino mostrou-se convicto de que este novo modelo de cogestão possa tornar a área protegida “numa marca distintiva que valorize o território”.

O governante destacou ainda que o Estado vai ajudar os municípios neste processo, disponibilizando uma verba de 100 mil euros, do Fundo Ambiental, que prevê o apoio técnico e operacional.

O presidente do ICNF, Nuno Banza, por seu turno, afirmou que este novo modelo de gestão é uma espécie de “Task Force” que integra as pessoas que verdadeiramente sentem os problemas do PNSSM e querem ser parte da solução.

O presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, congratulou-se com este passo que foi dado ao nível da gestão do PNSSM, considerando que vai permitir que os valores ambientais, que devem ser salvaguardados, não sejam um entrave ao desenvolvimento dos concelhos, integrados naquela área protegida.

Também presente na cerimónia, o presidente da Câmara de Castelo de Vide começou por afirmar que o PNSSM apesar de ser um dos principais ativos da região nunca conseguiu assumir o seu papel de desenvolvimento do território.

Sublinhando que a partir de agora o PNSSM “tem um rosto”, António Pita mostrou-se satisfeito com o fato de os municípios “serem agora parte da solução”.

O município de Castelo de Vide irá presidir à comissão de cogestão, sendo substituído, em situações de impedimento ou ausência, pelo município de Portalegre.

Para além da assinatura do acordo de cogestão do PNSSM, foi igualmente assinado o memorando de entendimento para a cedência de utilização da Quinta dos Olhos de Água, propriedade do ICNF, aos municípios de Marvão, Castelo de Vide, Portalegre e Arronches.