Elvas:Forte da Graça inscrito em lista mundial de monumentos em risco de degradação
- Detalhes
- Publicado em 09-10-2013

A Câmara de Elvas considera “muito positivo” a inscrição do Forte de Nossa Senhora da Graça numa lista mundial de monumentos em risco de degradação, elaborada pela organização não-governamental World Monuments Fund (WMF).
Em declarações à Rádio Portalegre, a vereadora Elsa Grilo, referiu que a inscrição do Forte da Graça nessa lista negra permitirá à Câmara de Elvas o acesso a mais alguns fundos para concretizar na plenitude o projeto de recuperação do monumento.
A Câmara Municipal de Elvas anunciou, no principio de setembro, o lançamento do concurso público internacional para a recuperação do Forte da Graça, que implica um investimento na ordem dos 8 milhões de euros.
Para além das obras de recuperação do monumento, que deverão estar concluídas no final de 2015, o projeto prevê a construção de um museu e de um centro interpretativo.
As fortificações de Elvas, que atravessam séculos da história militar e da cidade, foram classificadas como Património Mundial pela UNESCO em 2012.
A candidatura da classificação das fortificações abrangia vários monumentos - os fortes de Santa Luzia, do século XVII, e da Graça, do século XVIII, três fortins do século XIX, as três muralhas medievais e a muralha do século XVII, além do Aqueduto da Amoreira.
Gabriel Nunes