foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Este domingo, 15/12, ouça mais uma Tarde Desportiva a partir das 14h. Destaque para a 4ª j. Taça Grupo JI

Boas Festas - Feliz Natal

Portalegre: Confraria do Senhor Jesus do Bonfim homenageia Padre Patrão

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos graduados, texto e closeup

A Confraria do Senhor Jesus do Bonfim, em Portalegre, vai homenagear o padre José Dias Heitor Patrão, por ocasião dos 10 anos da sua morte.

A iniciativa, integrada nos festejos em honra do Senhor Jesus do Bonfim, vai decorrer, sábado, primeiro dia das festividades.  

 

Apelidado de homem da cultura, José Dias Heitor Patrão foi sacerdote, professor, historiador e escritor tendo editado várias obras literárias.

Em declarações a esta estação emissora, o presidente da Confraria do Senhor do Bonfim, Antero Teixeira referiu que a homenagem pretende assinalar os dez anos sobre a morte do padre Patrão, que foi durante muitos anos pároco do Bonfim e um “amigo” de Portalegre.

Sobre os festejos em honra do Senhor do Bonfim, Antero Teixeira disse ser intenção da confraria “retomar, a pouco e pouco” as tradicionais festas, que levavam centenas de pessoas à igreja, de modo a promover o convívio e a “reviver os tempos de outrora”.

O mesmo responsável destacou que este ano reintroduziram nas celebrações a componente lúdica, estando agendado um arraial popular com o músico Vítor Realinho, no espaço contíguo à Igreja do Bonfim.

As festas em Honra do Senhor do Bonfim arrancam sábado às 15:30 com um concerto pela orquestra de acordeões da Escola de Artes do Norte Alentejano que antecede a conferência de homenagem ao Padre Patrão, marcada para as 16:30.

Para domingo está agendada para as 16:30 a eucaristia seguida de procissão. Os festejos encerram com um concerto pela Banda Euterpe e um o arraial popular a partir das 19:00.

Susana Mourato