foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Uma Rádio feita de passado, presente e futuro sempre a pensar em si

Portalegre:João Paulo Catarino diz que ensino profissional e superior são fundamentais para fixar pessoas no interior

Texto alt automático indisponível.

(Por Gabriel Nunes/Susana Mourato)- O Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino afirmou, hoje, que “Portalegre não era a mesma cidade” sem as escolas de Hotelaria e da GNR e sem o Instituto Politécnico, vincando que se tratam de “âncoras”, que devem “ser fortalecidas”, por contribuírem para a fixação de pessoas.

 

João Paulo Catarino, que falava na sessão comemorativa do décimo aniversário da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, frisou que as cidades do interior do país que conseguiram “segurar alunos e jovens foram as que têm ensino profissional e superior, uma vez que todas as outras perderam muita gente”.

O governante elogiou ainda a “coragem” do governo em reduzir as vagas nas instituições do ensino superior das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto para as aumentar nas universidades e politécnicos do interior.

João Paulo Catarino deixou também “rasgados elogios” aos “excelentes resultados”, alcançados pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre na última década.

 

O presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva congratulou-se pelo décimo aniversário da Escola de Hotelaria, defendendo que a Escola “tem de se alargar e chegar a todo o Alentejo”.

 

A diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Conceição Grilo, fez um “balanço muito positivo” dos dez anos de atividade daquele estabelecimento de ensino, congratulando-se com o percurso “em crescendo” que a escola tem trilhado, considerando o “trabalho dos alunos enquanto profissionais” determinante para o sucesso da Escola.

 

Sobre o futuro, Conceição Grilo ambiciona “aumentar o número de alunos” e “sair de portas” expandido a escola para outras zonas do Alentejo

 

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre conta atualmente com 157 alunos.