foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Uma Rádio feita de passado, presente e futuro sempre a pensar em si

Portalegre "ganhou" Centro de Recursos de Desporto Inclusivo

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas a sorrir, sapatos e fato

Portalegre tem a partir de hoje um Centro de Recursos de Desporto Inclusivo que tem como principal objetivo garantir um nível de igualdade de oportunidades no acesso a equipamentos desportivos na área do desporto adaptado. 

 

O Centro de Recursos Desporto Inclusivo, que foi apresentado esta quarta-feira em Portalegre, resulta de um projeto apresentado por Margarida Patrocínio, ao Orçamento Participativo Jovem Portugal 2017, na área do desporto inclusivo, que foi colocado à votação e escolha, tendo sido um dos projetos mais votados e por isso aprovado.

Em declarações à Rádio Portalegre, a mentora do projeto Margarida Patrocínio mostrou-se muito satisfeita e orgulhosa por ver o seu projeto vencer e ser implementado em Portalegre, sublinhando a importância da união na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Este Centro de Recursos será implementado pelos serviços desconcentrados do IPDJ de Portalegre, em parceria com a Cerci Portalegre.

Segundo Miguel Rasquinho, diretor regional do IPDJ Alentejo, o Centro de recursos terá à disposição 12 equipamentos para várias modalidades como o boccia, basquet ou vólei adaptado.

A sessão pública de apresentação do Centro de Recursos de Desporto Inclusivo contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, que sublinhou a importância deste novo equipamento que irá promover a igualdade de oportunidades.

João Paulo Rebelo adiantou ainda que o Governo está a trabalhar no caminho da equiparação do desporto paralímpico ao olímpico, dando como exemplo o reforço de verbas de 84 por cento, face a 2016, para os Jogos Olimpicos Tokio 2020.

 

Quem também marcou presença na apresentação foi o atleta paralímpico portalegrense Luís Gonçalves, que se mostrou muito “orgulhoso” por Portalegre acolher o centro de recursos de desporto inclusivo.

A sessão de apresentação foi complementada com apontamentos musicais por parte dos utentes da Cerci Portalegre.

(Susana Mourato)